Conheça as equipes do Grupo B, da LNFA 2017
Foto: Arte: Anah Padovani

Conheça as equipes do Grupo B, da LNFA 2017

Conheça as equipes do Grupo B, na Conferência Sudeste

 Botafogo Challengers
Cores: Vermelho, Branco e Preto
Cidade: Ribeirão Preto – SP
Head Coach: Elias Escalade.
Participações na Liga: Primeiro ano.
 
Breve história do time: Fundado em 2007 como Challengers, a partir de 2012 como Botafogo Challengers, a equipe conquistou alguns títulos e por 3x Vice-Campeão da FEFASP (2012-2015) e Vice-Campeão Sulamericano em 2016.
 
Defenders FA
Cores: Preto, Vermelho e Marrom
Cidade: Taquaritinga – SP
Head Coach: Eric Carvalho Candido.
Participações na Liga: Primeiro ano.
Breve história do time: O Defenders FA é uma equipe de futebol americano na modalidade full pads, da cidade de Taquaritinga no interior de São Paulo. A equipe se afiliou na Federação de Futebol Americano de São Paulo (FEFASP) em 07 de novembro de 2014 com o objetivo de disputar os campeonatos dos anos seguintes como: Super Copa e Taça 9 de Julho. Atualmente se filiou a CBFA - Confederação Brasileira de Futebol Americano, para podermos competir na Liga Nacional de Futebol Americano (LNFA) desse ano.
 
Curiosidades: Nosso mascote é o Javali, conhecido como paradigma da coragem e da bravura. O javali é um animal pequeno, porém bravo, como dizem com sangue nos olhos, e essa bravura também se encontra em nossos atletas.
 
Ponte Preta Gorilas
Cores: Preto e Branco
Cidade: Vinhedo – SP
Head Coach: Raphael Romanini.
Participações na Liga: Terceiro ano.
Breve história do time: A história dos gorilas apesar de recente é rica e remonta aos primórdios do Futebol Americano no estado de São Paulo. Tudo começou em Itatiba, no extinto time Itatiba Priests, equipe que disputou e venceu a Super Copa SP de F.A. em 2011. Para evitar o fim de suas atividades, a equipe se transferiu para Vinhedo, onde se tornaria Vinhedo Lumberjacks. Defendendo agora as cores laranja e preto, os Jacks como eram conhecidos, terminaram na 3ª colocação em sua estreia em competições oficiais, na Super Copa de São Paulo (torneio chancelado pela FEFASP), em 2013. No mesmo ano, venceram de forma invicta a primeira edição da Taça 9 de Julho, torneio estadual também realizado pela FeFASP. O forte trabalho dentro e fora de campo alcança seu auge em 2015, quando a atual diretoria dos Jacks em conjunto com o ex-presidente e jogador do Paulínia Mavericks, Marcos Rico, decidem unir forçar e apresentar para a Associação Atlética Ponte Preta, o projeto Ponte Preta Gorilas, uma equipe que já contava com uma forte base dos Lumberjacks, reforçada com novos jogadores e a união de seus dirigentes, dando assim o início à história dos Gorilas.

Em 2016 os Gorilas tiveram ótimos resultados dentro e fora do campo. Se nos bastidores foi possível uma solidificação dos trabalhos, dentro de campo a equipe mostrou que chega para ser uma das protagonistas, em esfera estadual e nacional. Logo no primeiro semestre, a equipe ponte pretana mostrou a que veio na 1ª edição da SPFL, quando brigou diretamente contra o multi-campeão Corinthians Steamrollers por uma vaga, na pós temporada, em um jogo decidido literalmente no escuro, já que o estádio não possuía iluminação.
 
Rio Preto Weilers
Cores: Preto e Amarelo
Cidade: São José do Rio Preto – SP
Head Coach: Jaylen Alfaro.
Participações na Liga: Quarto ano.
Breve história do time: Fundado em 2010, primeira Competição foi em 2012 na extinta LPFA, em 2013 na CBFA fez uma campanha de 4v 2d e começou a conquistar espaço no Brasil. Em 2016 teve a sua melhor campanha na competição, chegando na semi-final da Liga Nacional. E nesta temporada de 2017 é finalista da FEFASP.
Curiosidades: O nome Weilers vem da raça de cachorros Rottweilers.
 
Uberlândia Lobos
Cores: Verde, Azul e Branco
Cidade: Uberlândia – MG
Head Coach: Lener Fernandes.
Participações na Liga: Segundo ano.
Breve história do time: Em 2007, um grupo de amigos se reuniu para praticar futebol americano por lazer, mas aos poucos a paixão e o número de interessados cresceu e deu origem ao Uberlândia Spartans. No entanto, foi em 21/11/2008 que a equipe adotou oficialmente o nome de Uberlândia Lobos e iniciou sua jornada em competições regionais ainda na modalidade “NO PADS” (sem equipamentos de proteção). Desde então, o Uberlândia Lobos conta com um elenco de quase 80 atletas, entre categoria de base, equipe de desenvolvimento e equipe de competição. Pautado em seu lema “UNIÃO, RAÇA e GLÓRIA” o Uberlândia Lobos continua trabalhando incessantemente para o desenvolvimento do esporte e de seus atletas no cenário nacional.
 
Curiosidades: Alguns de seus atletas tiveram seus feitos reconhecidos nas competições que disputaram: Hudson Santos: wide receiver cotado em 2011 para a seleção brasileira. Vinícius Aguiar (Vinny): outside linebacker MVP do Mineiro em 2012. Paul Erich: quarterback MVP do Mineiro em 2012, eleito como destaque para o time all TTD de 2012. Tiago Morais (Coronel): safety líder de interceptações no Torneio Touchdown em 2013, listado entre os 100 melhores atletas do Brasil em 2014.

 

*os textos são de responsabilidade das equipes.